Observador v2.1 – redesign e refactoring

Alex Santos | 28 Setembro 2019

URL: observador.pt | Ano: 2019
UI/UX design: Alex Santos e Alice Moniz. Frontend: Alex Santos, Alice Fernandes e Alice Moniz. Backend: Alexandre Pinheiro, Eduardo Oliveira e Nuno Gama Freire. Direção geral: Leo Xavier.

Esta semana foi lançado o projeto no qual a equipa técnica do Observador tem trabalhado nos últimos meses: o redesenho de todas as páginas interiores e o refactoring completo do código do site. Artigos, Opinião, Especiais, Fact Checks, Explicadores, páginas de autores e colunistas, e todas as páginas estáticas estão agora mais funcionais e demoram menos tempo a carregar. Finalmente, as páginas interiores partilham a mesma grid que criámos, há dois anos, para a home page e páginas agregadoras: um sistema de grelha de quatro colunas, baseado na Flexbox Grid de Kristofer Joseph, que o Leo Xavier adaptou.

Também criámos ou refizemos novos blocos — Infobox, Numberbox, Fotogaleria, Leitor Áudio, Imagem (agora com a possibilidade de introduzir até quatro imagens), Vídeo, Índices de coleções, Citações com fotografia — e introduzimos novos formatos — Entrelinhas e História Oral. Todo o site passou também a ser navegável sem que o leitor de áudio pare, uma funcionalidade aguardada desde o lançamento da Rádio Observador, há três meses.

Foi um trabalho complexo, que demorou vários meses, sobretudo porque era imperioso garantir a quase total retrocompatibilidade. Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, foram feitas 1.771 submissões individuais de código, totalizando 2.708.261 linhas de código alteradas.

Agora que o trabalho está concluído e lançado, os próximos dias serão passados a estabilizar o site e a corrigir pequenos bugs que vamos encontrando (porque não há código novo sem bugs). Mas o essencial está feito. E não há melhor sensação do que dar por concluído um projeto que, tantas vezes, ao longo do percurso, pareceu não ter fim à vista. Job done.

Mais sobre o lançamento desta nova versão do site, na newsletter semanal Observador Premium.